Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sábado Astronômico

No último sábado do mês, a Escola Municipal de Astrofísica e Planetário Prof. Aristóteles Orsini (do Pq. Ibirapuera), provem um evento chamado SÁBADO ASTRONÔMICO.

Todo último sábado de cada mês, são promovidas atividades e palestras de Astronomia sobre vários temas, para todos os públicos, com a colaboração especial do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP).

No ultimo sábado deste mês (25/06/2011) as atividades foram:


 Observação do Sol com "sunspotters", um telescópio pequeno de madeira que nos permite fazer uma observação segura do Sol. Através de uma projeção, podemos observar a superfície solar e até mesmo algumas manchas.



 Lançamento de Foguete a Água (FAA), que são  modelos de foguetes caseiros que usam uma combinação de água e pressão para serem lançados. Nenhum tipo de material inflamável é usado.



 Construção do FAA, como construir seu próprio foguete.

Todos os evento do Sábado Astronômico são gratuito e sem limite de idade, mas é necessário retirar os ingressos com certa antecedência.



Palestra especial sobre a "Mitologia Grega no Sistema Solar"

Todo mês a Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini apresentará uma palestra com temas variados e a palestra deste mês foi sobre a Mitologia Grega no Sistema Solar apresentado pela professora Ana Carolina.




20h às 21h: Observação do céu

Nestesábado, segundo o João Paulo diretor do planetário Professor Aristóteles Orsini, foi ama espécie de  inauguração da laje de observação do prédio da Escola Municipal de Astrofícica Prof. Aristóteles Orsini. As observações do céu noturno foram feitas através de dois  telescópios "gêmeos", que agora não me lembro o nome deles.

Fomos divididos em dois grupos e da primeira observação que fizemos vimos o Planeta Saturno e seus anéis. Na segunda observação meu grupo pode admirar um aglomerado estelar conhecido como:

"Caixinha de Jóias"






O aglomerado Kappa Crucis, também conhecido como NGC 4755, ou chamado simplesmente de “Caixa de Jóias” é suficientemente brilhante para o vermos a olho nu. O nome “Caixa de Jóias” veio por sugestão do astrônomo inglês John Herschel, que nos anos 30 do século XIX, o observou através de um telescópio e julgou o aglomerado estelar bem parecido com uma peça de joalharia exótica, devido aos seus marcantes contrastes de cor entre estrelas pálidas azuis e as estrelas alaranjadas.

Os aglomerados abertos , tais como NGC 4755, contêm usualmente milhares de estrelas, ligadas gravitacionalmente entre si. Tendo em vista que as estrelas se formaram todas praticamente ao mesmo tempo, a partir da mesma nuvem de gás e poeira, as suas idades e composições químicas são semelhantes e isto fornece aos cientistas perfeitos laboratórios para o estudo da evolução estelar.



Na terceira observação, consegui matar minha curiosidade, pois pela primeira vez pude observar o sistema binário Alfa Centauri que na verdade é um "Sistema Estelar Triplo", porém a terceira estrela deste sistema "Próxima Centauri", demorou algum tempo para ser descoberta pelos astrônomos por estar mais longe que as outras duas e por ser menor em relação ao seu tamanho, ela é uma "Ana Vermelha". O que pudemos observar através dos telescópios, são as duas maiores estrelas deste sistema estelar.


O Sistema estelar triplo Alfa Centauri



 α Cen, é o vizinho mais próximo do nosso sistema solar
.
Encontra-se a 4,36 anos-luz  (41 biliões de quilómetros), na direcção da constelação
 do Centauro. As duas estrelas principais, α Cen A e α Cen B, são estrelas muito semelhantes ao nosso Sol: os seus tipos espectrais são G2 V e K1 V, respectivamente. O terceiro elemento do sistema é uma estrela anã  vermelha, menor e mais fria do que as outras. Chamada Próxima Centauri
, encontra-se 1,5 biliões de quilómetros mais perto do sistema solar do que as outras duas estrelas.

Curiosidades
As estrelas α Cen A e B formam um sistema binário com uma separação de 3 600 000 000 km, ou seja, pouco mais do que a distância de Úrano

 ao Sol, e com um período orbital
 perto de 80 anos. Proxima Centauri possivelmente orbita-as com um período de milhões de anos.




PARA OBSERVAR ESTA ESTRELA A OLHO NÚ É MUITO FÁCIL POIS ELA É UMA ESTRELA MUITO BRILHANTE DO CÉU NOTURNO, FAZ PARTE DA CONSTELAÇÃO DO CENTAURI E FICA BEM PRÓXIMA DO CRUZEIRO DO SUL (TODA SANTA NOITE). CONFIRA NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO.

O Siatema Alfa centauri também é conhecida como Rigel Kent e a olho nú pode ser observado apenas um brilho único
(clique na imagem para aumentar ampliação)


Na foto abaixo que copiei do Software Stellarium, observa-se que Alfa Centauri ou Rigel Kent fazem parte da constelação do centauro, porém apenas esta estrela e a Hadar possuem um brilho tão intenso comparada as outras estrelas desta constelação.

Por ultimo, deixo essa ilustração referente a como os antigos imaginavam ser esta constelação.

"Continue olhando para cima"

Fonte de pesquisa:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios/noticias/?p=16548

http://eternosaprendizes.com/2009/12/11/eso-revela-os-segredos-da-caixa-de-joias-na-constelacao-do-cruzeiro-do-sul/

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=178

http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Solidariedade/Alfa_Centauri.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário