( Escola Municipal de Astrofísica Prof Aristóteles Orsini - Pq do Ibirapuera - ao lado do Planetário)
Quando na sexta-feira, dia 27/05/2011 li a programação do Ibirapuera sabia que ia largar todos os meus compromissos para comparecer as palestras e sessões da programação.
Acho que eu fui a primeira a chegar, sem sol, dia nublado. Mas deu tempo de conhecer um instrumento para observar o sol que até então eu ainda não conhecia e assistir toda a programação.
O "Sunspotters" as 13h30.
1° Evento
O Sunspotters, é um telescópio pequeno de madeira que nos permite fazer uma observação segura do Sol. Através de uma projeção, podemos observar a superfície solar e até mesmo algumas manchas solares. Funciona mais o menos assim, o sol (quando tem) entra por uma lente, reflete na outra e se projeta num pedaço de papel como na foto acima, (possivel observar até manchas solares e fazer desenhos precisos através da observação apartir deste instrumento.
2° Evento
Lançamento de foguete a água (FAA) as 14h30
Foguetes a água são modelos de foguetes caseiros que usam uma combinação de água e pressão para serem lançados. Nenhum tipo de material inflamável é usado. É pura física!!!!!!! Esse evento eu também fui a primeira achegar e pude acompanhar o primeiro lançamento de perto. A física fica divertida quando aprende-se a usa-lá.
Logo após o lançamento dos foguetes, fui em uma palestra no prédio de Astro-física chamada
3° Evento
"Tradições na Terra de Gagarin"
(a propósito eu tenho uma coleção de selos com o tema astronauta, cosmonauta, foguetes e coisas do tipo)
Palestra essa que tratou sobre assuntos de tradições e costumes russos. Os costumes que tinham os empreendedores que realizam o primeiro vôo espacial e outros feitos da Astronáutica. Com essa palestra aprendemos sobre o caráter e valor do povo Soviético e o que os impeliu ao espaço.
Essa palestra foi muito legal, porque sempre tive curiosidades sobre este povo tão distante de nós e descubri até que eles chegam a ter dois natais por ano e duas páscoas por exemplo.
Após essa sessão fomos para a
"Construção do FAA" - 16h
Oficina que ensinou as "crianças" a construir seus próprio foguetes a água de uma maneira bem simples.
Para construir seu FAA vc precisa de algumas garrafas pets de 2 litros, fita adesiva, um esquadro, pedaços de papelão (para desenhar as aletas do foguete com o esquadro), tesoura e lápis. Da pra personalizar o seu foguete. A base é um pouco mais complicadinha (mas recebemos manuais de instruções para construirmos nossa própria base em casa) mais nada de muito impossível (risos), vale a pena! Vou construir a minha, depois posto para vocês.
http://www.youtube.com/watch?v=em9ktFegymY
Após a construção dos foguetes, tivemos uma
Palestra Especial
Na palestra aprendemos quais objetos podem ser vistos a olho nu como planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpter e Saturno) e galáxias (as três visiveis a olho nu são: Pequena e Grande Nuvem de Magalhães e saco de carvão), entendemos o movimento de rotação e translação. Falamos sobre as nebulosas, sistemas triplos de estrelas como o Sistema Alfa Centauri, estrelas mais brilhantes do céu noturno (a mais brilhante é Sírius no hemisfério Sul), estrela mais próxima de nós (Alfa Centauri), falamos ainda de como interpretar uma carta celestes, diferença angular, Magnetude aparente (como vemos) e Magnetude absoluta (como realmente é), falamos ainda sobre Liminting (tom de azul do céu), ainda abordamos temas como Movimento de Laçada dos Planetas, Alinhamento de Planetas, Aglomerados de estrelas ( estrelas que nascem juntas), Nebulosas (nuvens de gás, berçário de estrelas).
Descobrimos que o início e o final de uma estrela é uma nebulosa
e por ultimo
vimos o que é um Halo Lunar (Nuvens com cristais de gelo e gotículas de água em altitude elevada)
e por ultimo
vimos o que é um Halo Lunar (Nuvens com cristais de gelo e gotículas de água em altitude elevada)
Após esta palestra especial, assisti a sessão do planetário intitulada como:
"Volta ao mundo de Gagarin" 19hs
Em comemoração aos 50 anos do primeiro vôo espacial, sessão essa que eu já havia assistido uma vez, mas que desta vez trazia a dança Russa como participação especial. Nesta sessão visualizamos o céu que poderíamos observar visto da Russia no Hemisfério Norte. Aprendemos sobre a Estrela Polar e mitos russos sobre astronomia. Conhecemos um pouco da história deste cosmonauta entre outras curiosidades do povo russo e astronômicas.
Parecia que essa hora não chegaria, mas chegou!!!!
O céu ficou nublado praticamente o dia inteiro e estava chegando a hora tão esperada...
Observação do céu - 20hs
Eu tinha ido no banheiro quando os organizadores do evento tinham ido verificar se haveria a possibilidade de colocar os telescópios para a observação do público, já que no céu estavam se abrindo algumas "janelinhas" nas nuvens e já dava para ver o Cruzeiro do sul, Alfa e Beta Centauri e Carina. Quando voltei do banheiro todo mundo tinha sumido da frente da Escola municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (Pq do Ibirapuera) onde iriamos nos reunir e eu perguntei para o segurança do prédio de Astrofíca, cade todo mundo? E ele respondeu: - Todo mundo quem? e eu disse: - Todo mundo que estava aqui? E ele disse que eles haviam subido as escadas e que eu podeia ir e me explicou o caminho.
Quando eu cheguei "na Laje de observação da Escola Municipal de Astrofísica (do ibirapuera), encontrei um fabuloso telescópio que se mexia sozinho sem parar, com uma abertura absurdamente grande. O telescópio só faltava falar, esse telescópio que deu um show a parte tem GPS e executa algumas funções pré programadas. Mas não deixamos o telescópio roubar a cena, ainda, pois o Diretor do planetário nos deu uma aula ao ar livre. Explicou sobre a faixa do zodíaco do céu (por onde passam as constelações do zodíaco) e porque sua importância, explicou que só podemos ver os planetas passando em suas órbitas na faixa zodíacal que localiza-se na zona equatorial (não da para ver planetas traçando suas laçadas nem acima, nem a baixo da faixa zodiacal), muito legal isso!!! agora descobri porque era tão importante eu achar essa faixa zodiacal no céu (mesmo quando eu não tinha nenhum motivo para encontra-lá, já sabia que ela era muito importante)
O Telescópio do planetário era muito mais locko que esse, mas esse é quase semelhante
POR FIM VIMOS SATURNO, O SENHOR DOS ANÉIS
Passando pela constelação de virgem (Saturno demora trinta anos para completar sua volta em torno do Sol).
Este ano é a segunda vez que vejo Saturno, mas é a primeira vez que observo os seus anéis (a primeira vez que o vi passando por ai, foi em mogi com a ciça , agente olhava no stellarium onde estava Saturno e corria para o mato, para observar sua laçada passando próximo da lua, pertinho de uma estrela da constelação de virgem). Viamos uma estrela forte que quase se ofuscava com o brilho intenso da lua. Era Saturno!
Com o telescópio Saturno aparece alaranjado lindo e magestoso. Inexplicavél sensação de fazer parte de algo multiplas vezes maior do que podemos imaginar "O Universo esta vivo".
Saturno deixará saudades....
GANHAMOS PLANISFÉRIO GIRATÓRIO (EBAAAA) E APRENDEMOS COMO UTILIZA-LO
Eu fiquei do começo ao fim do evento
Esse evento acontece todo ultimo sábado do mês, na Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini e prédio do planetário
E este mês eu postarei a programação
Obs: Todas as atividades do "Sábado Astronómico" costumam ser livre, exceto sessões de cúpula do planetário que custam geralmente entre R$5,00 e R$2,50
Maiores informações no site da prefeitura:
Agradecimentos: Ao novo Diretor do Planetário, a Lívia e a Carol que trabalharam muito nesse evento e que me aguentaram o dia inteiro em todas as sessões, a todos que palestraram organizaram e participaram.
E você, ficou com vontade de ir no próximo Sábado Astronómico também?
"Continue olhando para cima"
Nenhum comentário:
Postar um comentário