Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

domingo, 29 de maio de 2011

SÁBADO ASTRONÔMICO NO IBIRAPUERA!!! Sunspotters, FAA, Cultura Russa, Construção do FAA, Sessão especial sobre observar o céu a olho nú, Volta ao mundo Yuri Gagarin com dança Russa e por ultimo SATURNO visto do super telescópio (todo computadorizado que só faltou falar) do prédio de astrofísica do Ibirapuera

(Planetário do Ibirapuera Prof Aristóteles Orsini)

( Escola Municipal de Astrofísica Prof Aristóteles Orsini - Pq do Ibirapuera - ao lado do Planetário)


Quando na sexta-feira, dia 27/05/2011 li a programação do Ibirapuera sabia que ia largar todos os meus compromissos para comparecer as palestras e sessões da programação.

Acho que eu fui a primeira a chegar, sem sol, dia nublado. Mas deu tempo de conhecer um instrumento para observar o sol que até então eu ainda não conhecia e assistir toda a programação.


O "Sunspotters" as 13h30.



1° Evento


O Sunspotters, é um telescópio pequeno de madeira que nos permite fazer uma observação segura do Sol. Através de uma projeção, podemos observar a superfície solar e até mesmo algumas manchas solares. Funciona mais o menos assim, o sol (quando tem) entra por uma lente, reflete na outra e se projeta num pedaço de papel como na foto acima, (possivel observar até manchas solares e fazer desenhos precisos através da observação apartir deste instrumento.

2° Evento


Lançamento de foguete a água (FAA) as 14h30




Foguetes a água são modelos de foguetes caseiros que usam uma combinação de água e pressão para serem lançados. Nenhum tipo de material inflamável é usado. É pura física!!!!!!! Esse evento eu também fui a primeira achegar e pude acompanhar o primeiro lançamento de perto. A física fica divertida quando  aprende-se a usa-lá.

Logo após o lançamento dos foguetes, fui em uma palestra no prédio de Astro-física chamada 


3° Evento


"Tradições na Terra de Gagarin"


 (a propósito eu tenho uma coleção de selos com o tema astronauta, cosmonauta, foguetes e coisas do tipo)








Palestra essa que tratou sobre assuntos de tradições e costumes russos. Os costumes que tinham os empreendedores que realizam o primeiro vôo espacial e outros feitos da Astronáutica. Com essa palestra aprendemos sobre o caráter e valor do povo Soviético e o que os impeliu ao espaço.

Essa palestra foi muito legal, porque sempre tive curiosidades sobre este povo tão distante de nós e descubri até que eles chegam a ter dois natais por ano e duas páscoas por exemplo.


Após essa sessão fomos para a


"Construção do FAA" - 16h

Oficina que ensinou as "crianças" a construir seus próprio foguetes a água de uma maneira bem simples.
Para construir seu FAA vc precisa de algumas garrafas pets de 2 litros, fita adesiva, um esquadro, pedaços de papelão (para desenhar as aletas do foguete com o esquadro), tesoura e lápis. Da pra personalizar o seu foguete. A base é um pouco mais complicadinha  (mas recebemos manuais de instruções para construirmos nossa própria base em casa) mais nada de muito impossível (risos), vale a pena! Vou construir a minha, depois posto para vocês.

Achei esse vídeo que explica sobre como funcionam os Foguetes a água (FAA)
http://www.youtube.com/watch?v=em9ktFegymY


Após a construção dos foguetes, tivemos uma

Palestra Especial


Na palestra aprendemos quais objetos podem ser vistos a olho nu como planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpter e Saturno)  e galáxias (as três visiveis a olho nu são: Pequena e Grande Nuvem de Magalhães e saco de carvão), entendemos  o movimento de rotação e translação. Falamos sobre as nebulosas, sistemas triplos de estrelas como o Sistema Alfa Centauri, estrelas mais brilhantes do céu noturno (a mais brilhante é Sírius no hemisfério Sul), estrela mais próxima de nós (Alfa Centauri), falamos ainda de como interpretar uma carta celestes, diferença angular, Magnetude aparente (como vemos) e Magnetude absoluta (como realmente é), falamos ainda sobre Liminting (tom de azul do céu), ainda abordamos temas como Movimento de Laçada dos Planetas, Alinhamento de Planetas, Aglomerados de estrelas ( estrelas que nascem juntas), Nebulosas (nuvens de gás, berçário de estrelas).

Descobrimos que o início e o final de uma estrela é uma nebulosa 
e por ultimo
vimos o que é um Halo Lunar (Nuvens com cristais de gelo e gotículas de água em altitude elevada)




Após esta palestra especial, assisti a sessão do planetário intitulada como:

 "Volta ao mundo de Gagarin" 19hs


Em comemoração aos 50 anos do primeiro vôo espacial, sessão essa que eu já havia assistido uma vez, mas que desta vez trazia a dança Russa como participação especial. Nesta sessão visualizamos o céu que poderíamos observar visto da Russia no Hemisfério Norte. Aprendemos sobre a Estrela Polar e mitos russos sobre astronomia. Conhecemos um pouco da história deste cosmonauta entre outras curiosidades do povo russo e astronômicas.

Parecia que essa hora não chegaria, mas chegou!!!!
O céu ficou nublado praticamente o dia inteiro e estava chegando a hora tão esperada...

Observação do céu - 20hs



Eu tinha ido no banheiro quando os organizadores do evento tinham ido verificar se haveria a possibilidade de colocar os telescópios para a observação do público, já que no céu estavam se abrindo algumas "janelinhas" nas nuvens e já dava para ver o Cruzeiro do sul, Alfa e Beta Centauri e Carina. Quando voltei do banheiro todo mundo tinha sumido da frente da Escola municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (Pq do Ibirapuera) onde iriamos nos reunir e eu perguntei para o segurança do prédio de Astrofíca, cade todo mundo? E ele respondeu: - Todo mundo quem? e eu disse: - Todo mundo que estava aqui? E ele disse que eles haviam subido as escadas e que eu podeia ir e me explicou o caminho.

Quando eu cheguei "na Laje de observação da Escola Municipal de Astrofísica (do ibirapuera), encontrei um fabuloso telescópio que se mexia sozinho sem parar, com uma abertura absurdamente grande. O telescópio só faltava falar, esse telescópio que deu um show a parte tem GPS e executa algumas funções pré programadas. Mas não deixamos o telescópio roubar a cena, ainda, pois o Diretor do planetário nos deu uma aula ao ar livre. Explicou sobre a faixa do zodíaco do céu (por onde passam as constelações do zodíaco) e porque sua importância, explicou que só podemos ver os planetas passando em suas órbitas na faixa zodíacal que localiza-se na zona equatorial (não da para ver planetas traçando suas laçadas nem acima, nem a baixo da faixa zodiacal), muito legal isso!!! agora descobri porque era tão importante eu achar essa faixa zodiacal no céu (mesmo quando eu não tinha nenhum motivo para encontra-lá, já sabia que ela era muito importante)



O Telescópio do planetário era muito mais locko que esse, mas esse é quase semelhante


POR FIM VIMOS SATURNO, O SENHOR DOS ANÉIS


Passando pela constelação de virgem (Saturno demora trinta anos para completar sua volta em torno do Sol).

Este ano é a segunda vez que vejo Saturno, mas é a primeira vez que observo os seus anéis (a primeira vez que o vi passando por ai, foi em mogi com a ciça , agente olhava no stellarium onde estava Saturno e corria para o mato, para observar sua laçada passando próximo da lua, pertinho de uma estrela da constelação de virgem). Viamos uma estrela forte que quase se ofuscava com o brilho intenso da lua. Era Saturno!

Com o telescópio Saturno aparece alaranjado lindo e magestoso. Inexplicavél sensação de fazer parte de algo multiplas vezes maior do que podemos imaginar "O Universo esta vivo".

Saturno deixará saudades....

GANHAMOS PLANISFÉRIO GIRATÓRIO (EBAAAA)  E APRENDEMOS COMO UTILIZA-LO 

Eu fiquei do começo ao fim do evento

Esse evento acontece todo ultimo sábado do mês, na Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini e prédio do planetário

E este mês eu postarei a programação

Obs: Todas as atividades do "Sábado Astronómico" costumam ser livre, exceto sessões de cúpula do  planetário que custam geralmente entre R$5,00 e R$2,50


Maiores informações no site da prefeitura:

Agradecimentos: Ao novo Diretor do Planetário, a Lívia e a Carol que trabalharam muito nesse evento e que me aguentaram o dia inteiro em todas as sessões, a todos que palestraram organizaram e participaram.

E você, ficou com vontade de ir no próximo Sábado Astronómico também?

"Continue olhando para cima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário