Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia sideral. Dia solar


A esfera celeste dá um giro completo não em 24h, mas em 23h56min 4,09053s, exatamente o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do seu eixo. Esse período, (ou intervalo de tempo) é chamado de dia sideral. 

Isso significa que as estrelas vistas numa noite, num determinado local e horário, voltarão a ser vistas na mesma posição na noite seguinte 3minutos 55,90947segundos mais cedoSó um ano depois, essas estrelas voltarão a ser vistas na mesma posição e perto do mesmo horário.
Nos observatórios  astronômicos há relógios parecidos com os comuns, mas que são ajustados para andar cerca de 4 minutos por dia mais depressa do que os relógios comuns. São os chamados relógios sideraisEles completam 24 h siderais em um dia sideral; portanto, dão o mesmo horário cada vez que uma estrela completa um giro e reassume a mesma posição no céu.

Como nossas atividades cotidianas são regulamentadas pelo o Sol, e não pelas estrelas distante, nossos relógios não são sincronizados com a rotação da esfera celeste, mas com o movimento diurno do Sol no céu.

A duração de 24 horas em nossos relógios corresponde ao dia solar médio.

Fonte:Livro-Atlas do Universo-pg 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário