Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que e uma estrela?



São corpos celestes gigantescos e incrivelmente quentes. E Brilham porque irradiam luz produzida no seu interior(radiação magnética).
As Estrelas são formadas por gases (hidrogênio e hélio) que passam por uma série de transformações. A fonte de energia destes corpos celestes encontram-se no seu núcleo, onde, a temperaturas altíssimas, quatro átomos de hidrogênio se fundem para produzir o hélio.Um processo, alías, semelhante ao que acontece na explosão da bomba H, a terrível bomba de hidrogênio. O nosso Sol, por exemplo, a todo instante produz uma energia colossal, equivalente è explosão de milhões de graus.Uma parcela desta mesma energia é liberada, ou seja, escapa da estrela e se irradia pelo espaço na forma de luz, calor e outros tipos de radiação.
Além de hidrogênio e hélio, existem outros elementos químicos nas estrelas, mas em quantidades insignificantes em relação a estes dois, como por exemplo, carbono, cálcio, oxigênio, nitrogênio e ferro.
O SOL!


O Sol pode se manter estável durante milhões de anos, mas nenhuma estrela é eterna. As estrelas também ejnvelhecem e morrem. Isso porque o hidrogênio (principal combustível para fusão nuclear), mais cedo ou mais tarde, acaba de consumindo. Dependendo da massa da estrela, esse consumo pode levar alguns milhões ou vários bilhões de anos. O nosso Sol esta brilhando há cerca de 4,5 bilhões de anose , e por se encontrar na fase intermediária de sua existência, levara ainda outros 4,5 bilhões de anos até que se apague.
Enquanto estrelas morrem, outras estão nascendo em algum canto do universo.
O contínuo e eterno ciclo....

Um comentário:

  1. Isso me faz exaltar ainda mais o meu Deus! Que criou todas as coisas. Tudo perfeito no seu devido lugar! Ótima matéria!!!

    ResponderExcluir