Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

sábado, 27 de novembro de 2010

O BRILHO DAS ESTRELAS!

Qualquer um de nós já pode perceber a diferença de brilho entre as estrelas. Quando olhamos para o céu, notamos de fato que umas são bem mais brilhante que as outras. Alguns astrônomos da antiguidade também já haviam percebido isso.HIpárco e Prolomeu foram, talvez, os primeiros a se perguntar porque umas estrelas resplandeciam mais se comparadas a outras. Naquela época não haviam instrumentos ópticos. Por essa razão, só podiam ser conhecidas as estrelas avistadas a olho nu. E houve ate quem chegou a contá-las: aproximadamente 6 mil em todo o firmamento, metade vista no hemisfério sul e outra metade no hesmiferio norte.
Como umas eram mais brilhantes que outras, os primeiros astrônomos então que as estrelas tinham tamanhos diferentes. E passaram a classifica-las assim:
Primeira grandeza,segunda grandeza...até a sexta grandeza.... As primeiras, é claro, eram as mais luzantes. As de sexta grandeza eram aquelas estrelas que ficavam nos limites da visão humana.Modernamente, a palavra grandeza foi substituída por magnitude? Você pode perceber que se trata de uma medida usada para identificar o brilho de um objeto celeste: estrelas, planetas, cometas...E que não tem nada ver com as dimensões das estrelas.MAS ATENÇÃO, em se tratando de magnetude, não se esqueça que existe duas categorias: a magnetude aparente e absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário