Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RECONHECIMENTO DO CÉU 3° PARTE - O CÉU DA PRIMEVERA

O CÉU DA PRIMEVERA

A próxima estação que esta chegando é a Primavera e podemos perceber que na primavera o céu noturno não é muito rico em constelações aqui no hemisfério sul, porém contem alguns objetos celestes interessantes como a "Galáxia de Andrômeda" que é observável na própria constelação de Andrômeda, próximo ao "Pégasos", o cavalo alado.

                                                                   


                                                                      Pégasos
                                                               
                                                                   (O cavalo alado)





Pégasus (Peg), o Cavalo Alado, é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Pegasi.

As constelações vizinhas são Andromeda, Lacerta, Cygnus, Vulpecula, Delphinus, Equuleus, situando-se a norte de Aquarius e Pisces.

Alpha Pegasi (Markab), Beta Pegasi (Beta-Scheat), e Gamma Pegasi (Gama-Algenil), em conjunto com Alpha Andromedae (Alpheratz, Sirrah ou alfa-Andrómeda-Sirrah) formam o grande asterismo conhecido como Quadrado do Pégaso. A estrela 51 Pegasi é notável por ser a primeira estrela parecida com o Sol a ter um planeta extra- solar conhecido.





Próxima a costelação de Pégasus fica a constelação de"Andrómeda" e a "Galáxia de Andrómeda".



Andrômeda (português brasileiro) ou Andrómeda (português europeu) (And), a princesa mitológica Andrômeda, é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Andromedae, (se pronuncia Andromedé)




As três estrelas mais brilhantes dessa constelação boreal são Sirrah (alfa) e Mirach (beta), de magnitude aparente 2,06, e Almak (gama), de magnitude aparente 2,26. Estão quase em linha reta e eqüidistantes e encontram-se no prolongamento do quadrado de Pégaso. O objeto mais distante visível a olho nu, a Galáxia de Andrômeda (M31 ou NGC224), encontra-se na área dessa constelação.



NGC224 é objeto mais distante visível a olho nu (fora de São Paulo , a Galáxia de Andrômeda (M31 ou NGC224), encontra-se na área dessa constelação.




(Onde o foco localizador esta apontado  podemos perceber a Galáxia Satélite de nossa própria Galáxia)

Na foto abaixo "A mancha" que pode ser mais facilmente percebida se olharmos de soslaio (imagem ampliada).

NGC 224, Messier 31 ou M31, popularmente conhecida como Galáxia de Andrômeda, é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2 900 000 anos-luz (0,889 megaparsecs) de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda.




Descoberta

A existência da galáxia NGC 224 foi relatada no ano 905 pelo astrônomo persa Azofi, contudo foi só com a invenção da luneta telescópica que em 1612 o astrônomo alemão Simon Marius pôde observá-la e finalmente "redescobri-la".


As constelações vizinhas são Perseus, Cassiopéia, Lacerta,  Peixes e Triangulum.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pegasus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gal%C3%A1xia_de_Andr%C3%B4meda

Nenhum comentário:

Postar um comentário