Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul! 23-09-2001

E o tempo não para! Agora são exatamente 18:09hs hora que se inicia o último crepúsculo de inverno, estação da qual eu sentirei saudades. Sentirei saudades das amoras pintando a grama de roxo, sentirei saudade da "Super Gigante Vermelha - Antares" me iluminando nas noites frias, sentirei saudades de olhar para o céu noturno e ver o nucleo de nossa galáxia localizado na constelação de "Sagittarius" o Sagitário, sentirei saudade da saudade que o inverno me dá mas tudo bem, porque um novo ciclo se inicia e ele se chama PRIMAVERA.

A PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL



O Equinócio marca aquele ponto na órbita da Terra em torno do Sol em que o dia e a noite tem a examatente a mesma duração. E enquanto os habitantes do Hemisfério Sul entram na primavera, os do Hemisfério Norte encaram o outono. 

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.




A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.


A Primavera do ponto de vista da Astronomia

A primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.




Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.



FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/09/22/equinocio-no-hemisferio-sul-marca-a-passagem-para-a-primavera/
 




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A COR DAS ESTRELAS

Percebe-se que as estrelas apresentam cores ligeiramente diferentes e naturalmente a este fato existe uma explicação simples:

A COR DE CADA ESTRELA DEPENDE DA SUA TEMPERATURA


As estrelas azuladas: são as mais jovens e quentes

As estrelas avermelhadas: são as mais velhas e frias

Da próxima vez que observar o céu noturno, tente localizar as estrelas abaixo e veja a diferença no colorido.


Estrelas Brancas: 


Sírius em Canis Major (Cão Maior),


Rigel em Órion



E a "Estrela Vega"




Branco - Azulado


Archenar no Eridano
(sem ilustração no momento)


Hadar no Centauro


Estrelas Amarelas:


O Sol e Rigel Kent  no Centauro


Estrelas Alaranjadas:


Aldebaran na constelação de Taurus (Touro)





e Y Crucis (Gama Crucis também conhecida como Rubídea) na Crux (Cruzeito do Sul).

Avermelhada:


Antares na constelação de Scopius (Escopião) e Betelgeuse na constelação de Órion



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RECONHECIMENTO DO CÉU 3° PARTE - O CÉU DA PRIMEVERA

O CÉU DA PRIMEVERA

A próxima estação que esta chegando é a Primavera e podemos perceber que na primavera o céu noturno não é muito rico em constelações aqui no hemisfério sul, porém contem alguns objetos celestes interessantes como a "Galáxia de Andrômeda" que é observável na própria constelação de Andrômeda, próximo ao "Pégasos", o cavalo alado.

                                                                   


                                                                      Pégasos
                                                               
                                                                   (O cavalo alado)





Pégasus (Peg), o Cavalo Alado, é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Pegasi.

As constelações vizinhas são Andromeda, Lacerta, Cygnus, Vulpecula, Delphinus, Equuleus, situando-se a norte de Aquarius e Pisces.

Alpha Pegasi (Markab), Beta Pegasi (Beta-Scheat), e Gamma Pegasi (Gama-Algenil), em conjunto com Alpha Andromedae (Alpheratz, Sirrah ou alfa-Andrómeda-Sirrah) formam o grande asterismo conhecido como Quadrado do Pégaso. A estrela 51 Pegasi é notável por ser a primeira estrela parecida com o Sol a ter um planeta extra- solar conhecido.





Próxima a costelação de Pégasus fica a constelação de"Andrómeda" e a "Galáxia de Andrómeda".



Andrômeda (português brasileiro) ou Andrómeda (português europeu) (And), a princesa mitológica Andrômeda, é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Andromedae, (se pronuncia Andromedé)




As três estrelas mais brilhantes dessa constelação boreal são Sirrah (alfa) e Mirach (beta), de magnitude aparente 2,06, e Almak (gama), de magnitude aparente 2,26. Estão quase em linha reta e eqüidistantes e encontram-se no prolongamento do quadrado de Pégaso. O objeto mais distante visível a olho nu, a Galáxia de Andrômeda (M31 ou NGC224), encontra-se na área dessa constelação.



NGC224 é objeto mais distante visível a olho nu (fora de São Paulo , a Galáxia de Andrômeda (M31 ou NGC224), encontra-se na área dessa constelação.




(Onde o foco localizador esta apontado  podemos perceber a Galáxia Satélite de nossa própria Galáxia)

Na foto abaixo "A mancha" que pode ser mais facilmente percebida se olharmos de soslaio (imagem ampliada).

NGC 224, Messier 31 ou M31, popularmente conhecida como Galáxia de Andrômeda, é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2 900 000 anos-luz (0,889 megaparsecs) de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda.




Descoberta

A existência da galáxia NGC 224 foi relatada no ano 905 pelo astrônomo persa Azofi, contudo foi só com a invenção da luneta telescópica que em 1612 o astrônomo alemão Simon Marius pôde observá-la e finalmente "redescobri-la".


As constelações vizinhas são Perseus, Cassiopéia, Lacerta,  Peixes e Triangulum.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pegasus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gal%C3%A1xia_de_Andr%C3%B4meda

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reconhecimento do Céu - 2° parte

No último post sobre reconhecimento do céu, falei sobre "O Caçador Órion", falei também sobre "Taurus" ou a Constelação de Touro e seus aglomerados aberto das "Híades" e o aglomerado aberto das "Plêiades" , Falamos   sobre "Canis Major " que é a constelação que abriga a estrela mais brilhante para nós Sírios

Para ver postagem anterior copie e cole esse link em uma nova janela: http://corposcelestes.blogspot.com/2011/08/reconhecimento-do-ceu.html

(clique na imagem para vê-la ampliada)



Vou completar o céu de verão deste post com mais duas constelações:

"AURIGA " - O COCHEIRO

Auriga (Aur), o Cocheiro, é uma constelação do hemisfério celestial norte. É uma constelação conhecida desde a antiguidade.
Está situada entre as constelações de Gêmeos e Perseu, ao norte da constelação de Órion, é facilmente reconhecível pelo pentágono que forma com as estrelas Alfa de Auriga (Capella), Beta de Auriga, Iota de Auriga, Teta de Auriga e a intrusa Beta do Touro.
O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Aurigae ( Se pronuncia Aurigé em português)





Esta constelação é vizinha de "Taurus" O Touro e inclusive os antigos formavam essa constelação com uma estrela incomum de Taurus que é a Beta de Taurus como vcs podem ver na ilustração.

Incrível eu vi este céu ontem dia 04/09/11 as 04:00 da manhã tão lindo assim mas estas constelações serão melhores visíveis e por mais tempo na estação do verão em nosso hemisfério


Outra cosntelação importante do Céu de verão é 

CARINA


Carina (Car), a Quilha ou  Carenagem , é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Carinae ( se pronuncia em português Cariné)
As constelações vizinhas são Centaurus, Vela, Puppis, Pictor, Volans, Chamaeleon e Musca.
Sua estrela mais brilhante é Canopus (Alpha Carinae).

Essa é uma constelação grande do céu noturno.

Vou colocar a arte desta constelação para ver se fica mais fácil de visualiza-la



Esta constelação esta abaixo de Canis Major e acima do cruzeiro


Por hoje é só para ver o port anterior sobre céu noturno digite na barra de busca desse blog RECONHECIMENTO DO CÉU  e veja o post anterior a este sobre este assunto

Céu limpo a todos e continuem olhando para cima!!!!!

Céu da Semana 29 de agosto a 4 de setembro