Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estação Espacial Internacional

Alinhamento dos Planetas hoje - 31/05/2011 as 07:00 da manhã

(clique na foto para ver imagem ampliada)


Se você tem a oportunidade de observar o sol nascendo em algum lugar estratégico do lado Leste(Ponto cardeal), não deixe de reparar no alinhamento dos planetas que chegam um pouco antes do Sol e que serão ofuscados pelo intenso brilho do sol assim que este supostamente nascer.

Alinhamento dos Planetas hoje - 31/05/2011 as 06:55 da manhã

(clique na foto para ver imagem ampliada)


Se você tem a oportunidade de observar o sol nascendo em algum lugar estratégico do lado Leste(Ponto cardeal), não deixe de reparar no alinhamento dos planetas que chegam um pouco antes do Sol e que serão ofuscados pelo intenso brilho do sol assim que este supostamente nascer.

domingo, 29 de maio de 2011

SÁBADO ASTRONÔMICO NO IBIRAPUERA!!! Sunspotters, FAA, Cultura Russa, Construção do FAA, Sessão especial sobre observar o céu a olho nú, Volta ao mundo Yuri Gagarin com dança Russa e por ultimo SATURNO visto do super telescópio (todo computadorizado que só faltou falar) do prédio de astrofísica do Ibirapuera

(Planetário do Ibirapuera Prof Aristóteles Orsini)

( Escola Municipal de Astrofísica Prof Aristóteles Orsini - Pq do Ibirapuera - ao lado do Planetário)


Quando na sexta-feira, dia 27/05/2011 li a programação do Ibirapuera sabia que ia largar todos os meus compromissos para comparecer as palestras e sessões da programação.

Acho que eu fui a primeira a chegar, sem sol, dia nublado. Mas deu tempo de conhecer um instrumento para observar o sol que até então eu ainda não conhecia e assistir toda a programação.


O "Sunspotters" as 13h30.



1° Evento


O Sunspotters, é um telescópio pequeno de madeira que nos permite fazer uma observação segura do Sol. Através de uma projeção, podemos observar a superfície solar e até mesmo algumas manchas solares. Funciona mais o menos assim, o sol (quando tem) entra por uma lente, reflete na outra e se projeta num pedaço de papel como na foto acima, (possivel observar até manchas solares e fazer desenhos precisos através da observação apartir deste instrumento.

2° Evento


Lançamento de foguete a água (FAA) as 14h30




Foguetes a água são modelos de foguetes caseiros que usam uma combinação de água e pressão para serem lançados. Nenhum tipo de material inflamável é usado. É pura física!!!!!!! Esse evento eu também fui a primeira achegar e pude acompanhar o primeiro lançamento de perto. A física fica divertida quando  aprende-se a usa-lá.

Logo após o lançamento dos foguetes, fui em uma palestra no prédio de Astro-física chamada 


3° Evento


"Tradições na Terra de Gagarin"


 (a propósito eu tenho uma coleção de selos com o tema astronauta, cosmonauta, foguetes e coisas do tipo)








Palestra essa que tratou sobre assuntos de tradições e costumes russos. Os costumes que tinham os empreendedores que realizam o primeiro vôo espacial e outros feitos da Astronáutica. Com essa palestra aprendemos sobre o caráter e valor do povo Soviético e o que os impeliu ao espaço.

Essa palestra foi muito legal, porque sempre tive curiosidades sobre este povo tão distante de nós e descubri até que eles chegam a ter dois natais por ano e duas páscoas por exemplo.


Após essa sessão fomos para a


"Construção do FAA" - 16h

Oficina que ensinou as "crianças" a construir seus próprio foguetes a água de uma maneira bem simples.
Para construir seu FAA vc precisa de algumas garrafas pets de 2 litros, fita adesiva, um esquadro, pedaços de papelão (para desenhar as aletas do foguete com o esquadro), tesoura e lápis. Da pra personalizar o seu foguete. A base é um pouco mais complicadinha  (mas recebemos manuais de instruções para construirmos nossa própria base em casa) mais nada de muito impossível (risos), vale a pena! Vou construir a minha, depois posto para vocês.

Achei esse vídeo que explica sobre como funcionam os Foguetes a água (FAA)
http://www.youtube.com/watch?v=em9ktFegymY


Após a construção dos foguetes, tivemos uma

Palestra Especial


Na palestra aprendemos quais objetos podem ser vistos a olho nu como planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpter e Saturno)  e galáxias (as três visiveis a olho nu são: Pequena e Grande Nuvem de Magalhães e saco de carvão), entendemos  o movimento de rotação e translação. Falamos sobre as nebulosas, sistemas triplos de estrelas como o Sistema Alfa Centauri, estrelas mais brilhantes do céu noturno (a mais brilhante é Sírius no hemisfério Sul), estrela mais próxima de nós (Alfa Centauri), falamos ainda de como interpretar uma carta celestes, diferença angular, Magnetude aparente (como vemos) e Magnetude absoluta (como realmente é), falamos ainda sobre Liminting (tom de azul do céu), ainda abordamos temas como Movimento de Laçada dos Planetas, Alinhamento de Planetas, Aglomerados de estrelas ( estrelas que nascem juntas), Nebulosas (nuvens de gás, berçário de estrelas).

Descobrimos que o início e o final de uma estrela é uma nebulosa 
e por ultimo
vimos o que é um Halo Lunar (Nuvens com cristais de gelo e gotículas de água em altitude elevada)




Após esta palestra especial, assisti a sessão do planetário intitulada como:

 "Volta ao mundo de Gagarin" 19hs


Em comemoração aos 50 anos do primeiro vôo espacial, sessão essa que eu já havia assistido uma vez, mas que desta vez trazia a dança Russa como participação especial. Nesta sessão visualizamos o céu que poderíamos observar visto da Russia no Hemisfério Norte. Aprendemos sobre a Estrela Polar e mitos russos sobre astronomia. Conhecemos um pouco da história deste cosmonauta entre outras curiosidades do povo russo e astronômicas.

Parecia que essa hora não chegaria, mas chegou!!!!
O céu ficou nublado praticamente o dia inteiro e estava chegando a hora tão esperada...

Observação do céu - 20hs



Eu tinha ido no banheiro quando os organizadores do evento tinham ido verificar se haveria a possibilidade de colocar os telescópios para a observação do público, já que no céu estavam se abrindo algumas "janelinhas" nas nuvens e já dava para ver o Cruzeiro do sul, Alfa e Beta Centauri e Carina. Quando voltei do banheiro todo mundo tinha sumido da frente da Escola municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (Pq do Ibirapuera) onde iriamos nos reunir e eu perguntei para o segurança do prédio de Astrofíca, cade todo mundo? E ele respondeu: - Todo mundo quem? e eu disse: - Todo mundo que estava aqui? E ele disse que eles haviam subido as escadas e que eu podeia ir e me explicou o caminho.

Quando eu cheguei "na Laje de observação da Escola Municipal de Astrofísica (do ibirapuera), encontrei um fabuloso telescópio que se mexia sozinho sem parar, com uma abertura absurdamente grande. O telescópio só faltava falar, esse telescópio que deu um show a parte tem GPS e executa algumas funções pré programadas. Mas não deixamos o telescópio roubar a cena, ainda, pois o Diretor do planetário nos deu uma aula ao ar livre. Explicou sobre a faixa do zodíaco do céu (por onde passam as constelações do zodíaco) e porque sua importância, explicou que só podemos ver os planetas passando em suas órbitas na faixa zodíacal que localiza-se na zona equatorial (não da para ver planetas traçando suas laçadas nem acima, nem a baixo da faixa zodiacal), muito legal isso!!! agora descobri porque era tão importante eu achar essa faixa zodiacal no céu (mesmo quando eu não tinha nenhum motivo para encontra-lá, já sabia que ela era muito importante)



O Telescópio do planetário era muito mais locko que esse, mas esse é quase semelhante


POR FIM VIMOS SATURNO, O SENHOR DOS ANÉIS


Passando pela constelação de virgem (Saturno demora trinta anos para completar sua volta em torno do Sol).

Este ano é a segunda vez que vejo Saturno, mas é a primeira vez que observo os seus anéis (a primeira vez que o vi passando por ai, foi em mogi com a ciça , agente olhava no stellarium onde estava Saturno e corria para o mato, para observar sua laçada passando próximo da lua, pertinho de uma estrela da constelação de virgem). Viamos uma estrela forte que quase se ofuscava com o brilho intenso da lua. Era Saturno!

Com o telescópio Saturno aparece alaranjado lindo e magestoso. Inexplicavél sensação de fazer parte de algo multiplas vezes maior do que podemos imaginar "O Universo esta vivo".

Saturno deixará saudades....

GANHAMOS PLANISFÉRIO GIRATÓRIO (EBAAAA)  E APRENDEMOS COMO UTILIZA-LO 

Eu fiquei do começo ao fim do evento

Esse evento acontece todo ultimo sábado do mês, na Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini e prédio do planetário

E este mês eu postarei a programação

Obs: Todas as atividades do "Sábado Astronómico" costumam ser livre, exceto sessões de cúpula do  planetário que custam geralmente entre R$5,00 e R$2,50


Maiores informações no site da prefeitura:

Agradecimentos: Ao novo Diretor do Planetário, a Lívia e a Carol que trabalharam muito nesse evento e que me aguentaram o dia inteiro em todas as sessões, a todos que palestraram organizaram e participaram.

E você, ficou com vontade de ir no próximo Sábado Astronómico também?

"Continue olhando para cima"

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lua - 13/03/2011 em Batatais - SP - Brasil

Telescópio espacial Hubble




O Telescópio Espacial Hubble é um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. Foi lançado pela agência espacial estadunidense - NASA - em 24 de abril de 1990, a bordo do Vaivém Espacial (No Brasil: Ônibus espacial) Discovery (missão STS-31). Este telescópio já recebeu várias visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.
O Telescópio Espacial Hubble é a primeira missão da NASA pertencente aos Grandes Observatórios Espaciais - (Great Observatories Program), consistindo numa família de quarto observatórios orbitais, cada um observando o Universo em um comprimento diferente de onda, como a luz visível, raios gama, raios-X e o infravermelho. Pela primeira vez se tornou possível ver mais longe do que as estrelas da nossa própria galáxia e estudar estruturas do Universo até então desconhecidas ou pouco observadas. O Hubble, de uma forma geral, deu à civilização humana uma nova visão do universo e proporcionou um salto equivalente ao dado pela luneta de Galileu Galilei no século XVII.
Desde a concepção original, em 1946, a iniciativa de construir um telescópio espacial sofreu inúmeros atrasos e problemas orçamentais. Logo após o lançamento para o espaço, o Hubble apresentou uma aberração esférica no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio. Porém, a situação foi corrigida numa missão especialmente concebida para a reparação do equipamento, em 1993, voltando o telescópio à operacionalidade, tornando-se numa ferramenta vital para a astronomia. Imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia ao constatar que o Universo estava se expandindo.


Fonte:

Por quê a Astronomia é importante?


A Astronomia é provavelmente a mais antiga das ciências, de importância vital, faz parte da história da humanidade e conduz nos ao futuro.
No passado foi usada por diversas razões, como medir o tempo, marcar as estações do ano ou navegar nos vastos oceanos. Hoje em dia a Astronomia e as ciências espaciais respondem a questões elementares sobre nossa existência. Inspiram artistas, escritores e sonhadores, geram riquezas impulsionando inovação e economia.
Alguns dos resultados práticos incluem computadores pessoais, satélites de comunicação, micro-lazer e muitas outras aplicações para a medicina entre outros...



Fonte:
1 minuto de astronomia
http://www.facebook.com/video/video.php?v=1383324177156

Constelações do Zodíaco

O zodíaco é uma faixa do céu limitada por dois paralelos de latitude celeste: um situado a 8º ao norte e o outro a 8º ao sul da Eclíptica, por onde sempre se deslocam Sol, a Lua e os planetas, exceto Plutão que nem sempre está nesta faixa.
A ECLÍPTICA é o círculo máximo da Esfera Celeste que representa a trajetória anual do Sol em seu movimento aparente ao redor da Terra. O movimento aparente do Sol é uma conseqüência do movimento de translação da Terra. Na realidade é a Terra que, em um ano, descreve sua órbita ao redor do Sol. O Sol, deslocando-se pela Eclíptica, atravessa 13 constelações denominadas constelações zodiacais: Pisces, Aries, Taurus, Gemini, Cancer, Leo, Virgo, Libra, Scorpius, Ophiuchus, Sagittarius, Capricornus e Aquarius.Para o observador terrestre, a Terra parece fixa e tem-se a impressão que é o Sol que, em um ano, faz uma volta pela Esfera Celeste, percorrendo a linha central do zodíaco ( a Eclíptica ).

Fig. 1 - O movimento aparente anual do Sol pelas constelações zodiacais.


Como a órbita da Lua é pouco inclinada em relação à Eclíptica ( 5º 09', em média ), nosso satélite encontra-se sempre nessa faixa. Já o planeta Plutão, cuja órbita é muito inclinada ( cerca de 17º ) freqüentemente sai da faixa zodiacal. A única importância do zodíaco provém do seguinte fato: é sobre ele que estão o Sol, a Lua e a quase totalidade dos planetas.
Inúmeras constelações ( 24 no total ) estão localizadas na faixa zodiacal - algumas totalmente inclusas, e outras em parte. Destacam-se 13 que são atravessadas pela Eclíptica e, portanto, pelo Sol ao longo do seu movimento aparente anual:

CONSTELAÇÃO
SIGNIFICADO
PERÍODO
PERMANÊNCIA

01CapricornusCapricórnio
de Jan.20 a Fev.16
28 dias
02AquariusAquário
de Fev.17 a Mar.11
23 dias
03PiscesPeixes
de Mar.12 a Abr.18
38 dias
04AriesCarneiro
de Abr.19 a Mai.13
25 dias
05TaurusTouro
de Mai.14 a Jun.21
39 dias
06GeminiGêmeos
de Jun.22 a Jul.20
29 dias
07CancerCaranguejo
de Jul.21 a Ago.10
21 dias
08LeoLeão
de Ago.11 a Set.16
37 dias
09VirgoVirgem
de Set.17 a Out.30
44 dias
10LibraBalança
de Out.31 a Nov.22
23 dias
11ScorpiusEscorpião
de Nov.23 a Nov.29
07 dias
12OphiuchusSerpentário
de Nov.30 a Dez.17
18 dias
13SagittariusSagitário
de Dez.18 a Jan.19
33 dias

Na tabela acima, dados referentes a observação nno hemisfério Norte. (Estou procurando a tabela para os observadores do hemisfério Sul).
(figura ilustrativa da faixa do zodiaco vista o ano todo no hemisfério sul)


Na tabela anterior estão relacionadas as 13 constelações zodiacais, com seus nomes em latim, de acordo com a convenção astronômica, seus nomes em português, o período em que cada constelação é atravessada pelo Sol e o tempo de permanência do Sol em cada uma delas. O Sol permanece 44 dias na constelação de Virgo e apenas 07 dias em Scorpius.



Irineu Gomes Varella *
* Este texto foi publicado em 1983 e em 1993, para uso nas aulas dos cursos do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo.
Fonte:ww.uranometrianova.pro.br/astronomia/AA001/zodiaco.htm
Sites recomendados para maiores informações sobre o zodiaco:

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Universo - Caiu do espaço - parte 1

O Universo - Estrelas da morte - parte 1



Série em 5 capítulos em português.

O Universo - Estrelas da morte - parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=xYGBQuc1JAk&feature=related
O Universo - Estrelas da morte - parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=p_FwGghrVQQ&feature=related
O Universo - Estrelas da morte - parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=Rf0mCavvcwg&feature=related
O Universo - Estrelas da morte - parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=Zr5hGQ0NY-E&feature=related




""...Porque nós somos poeira de estrelas....""


O Universo - Quando a Lua Desapareceu - parte 1



Como seria a vida na Terra se a Lua não existisse???

SÉRIE EXIBIDA EM 5 CAPÍTULOS


O Universo - Quando a Lua Desapareceu - parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=v0T5biagZCA
O Universo - Quando a Lua Desapareceu - parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=hJugwytuQFI&NR=1
O Universo - Quando a Lua Desapareceu - parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=QypGsHNW95Q&feature=related
O Universo - Quando a Lua Desapareceu - parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=6fV3KvS1tm0

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Céu de agora 20-05-2011




(foto retirada do stellarium)
"No dia que eu descobri o Print Screen"- Agradecimentos: Cecília Moreno
Este é o céu de agora! 
Acabei de por a cabeça pra fora da janela da janela do computador e vi a lua encantadora, radiante, muito próxima de um conjunto de estrelinhas que é a constelação de ságitário.
Após 3 meses de sistemáticas observações pude concluir por onde passa a faixa do zodíaco por cima da minha casa. Com sorte, alguns conjuntos de estrelas possui um brilho incrível-mente encantador, fazendo com que eu, na qualidade de apaixonada pelo céu, pudesse desvendar alguns de seus mistérios, segredos e claro, com ajuda da ciça, a mais nova astro-fotógrafa que eu conheço, rsrsr estou conseguindo compartilhar minhas descobertas e pesquisas, questionamentos e especulações cada vez de forma mais precisa, mais simplificada e mais pura.
O que falta agora é tempo de editar as idéias, insidies, coordenadas, e arte entre outras coisas legais que serão material integrante deste blog

Olhar para o céu tem outro sentido agora, saimos de nossas rotinas quando compartilhamos da consciência do nosso Universo, de como somos minúsculamente insignificantes dentro da imensidão do nosso cosmos.

Olhar para o céu ficou mais divertido agora, por que além de observa-lo e necessário entende-lo e admira-lo 

"Continue olhando para cima"

Através do buraco de minhoca - O Enigma dos Buracos Negros - parte 1

Foto mais importante do mundo



Video lindo que nos sacode de nossas rotinas e tende a nos conectar com algo que sempre fizemos parte....

"Continue olhando para cima"

Buraco Negro

Programa do Jô - Buracos Negros - Parte 3

Programa do Jô - Buracos Negros - Parte 2

Programa do Jô - Buracos Negros - Parte 1

Halo solar Lima Peru 15 Marzo 2011

Halo Lunar II 18-03-2011 - Comas.AVI

Halo Lunar!!!!


O Halo lunar é um espetáculo lindo!!!!

É formado por nuvens com cristais de gelo e gotículas de água em altitude elevada.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Escorpião, Lobo e Centauro...Céu de maio de 2011



Nunca pensei que alguém pudesse fotografar aquilo que eu conseguia observar no céu. Foram longas observações ate chegar nessas constelações que estão sempre juntas. Aqui se destacam a Constelação do Escorpião na parte superior da foto por possuir duas estrelas muito brilhantes que facilitam a nossa observação, Antares e Shaula. è uma constelação muito grande, em dias de céu limpo e sem lua se torna uma linda atração do céu noturno.......


A estrela ANTARES É O CORAÇÃO DO ESCORPIÃO(é uma estrela vermelha que quase não oscila, e a estrela mais brilhante dessa constelação) e a SHAULA e o RABO DO ESCORPIÃO (é uma estrela dupla e é a segunda estrela mais brilhante dessa constelação)


Postagem em atualização
Para ver essa postagem completa retorne ao blog mais tarde


Obrigada por visitar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como ir no banheiro no espaço?

COMO O ASTRONAUTA USA O BANHEIRO NO ESPAÇO
Não importa que você esteja em sua sala ou em órbita milhares de quilômetros acima da Terra: quando a vontade aparece, você precisa de um banheiro. Mas em ambiente de gravidade zero, mesmo algo simples como ir ao banheiro pode se tornar um grande desafio. É repulsivo até mesmo imaginar o que poderia acontecer caso um astronauta no espaço tentasse usar um vaso sanitário comum e desse descarga. Então, como os astronautas vão ao banheiro no espaço?

Todas as espaçonaves dispõem de um toalete unissex. Ainda que ele pareça apenas uma versão um pouco mais tecnológica de seus similares no planeta Terra, o projeto é um pouco diferente. O toalete acomoda um vaso sanitário para resíduos sólidos e um urinol para resíduos líquidos. Um funil encaixado sobre a área genital permite que tanto homens quanto mulheres urinem em pé, embora também tenham a opção de sentar.

Para impedir que os astronautas voem pelo compartimento em um ambiente de ausência de peso, o toalete vem equipado com encaixes para os pés (usados quando a pessoa se senta) ou uma barra abaixo da qual os pés podem ser acomodados (para uso em pé). O toalete dispõe também de uma barra para as coxas, semelhante à que você usa sobre seu colo quando vai a uma montanha russa, e de prendedores de tecido que circundam as coxas.

Para garantir que os resíduos não fiquem flutuando pelo ambiente, o toalete usa um fluxo de ar, e não de água, para dar a descarga. O ar suga os resíduos para longe do corpo do astronauta e os despacha. Depois que o ar é filtrado para remover as bactérias e micróbios, ele volta a ser usado na cabine de habitação.

Mas para onde vão todos os resíduos? Os resíduos sólidos são secados para remover toda a umidade, comprimidos e armazenados em um recipiente na nave. Eles são removidos e eliminados depois da aterrissagem. Os resíduos líquidos são despejados no espaço.

Na Estação Espacial Internacional, os resíduos líquidos são reciclados por meio de uma unidade especial de tratamento de água e transformados novamente em água potável. Os resíduos sólidos são guardados em um saco plástico. Sempre que alguém usa o toalete, o saco se comprime e sela como um compactador de lixo. Os sacos são recolhidos e depois enviados ao espaço em um recipiente especial.

Ir ao banheiro é desafio ainda maior quando os astronautas dão um passeio do lado de fora da espaçonave. Como não podem simplesmente tirar seus trajes espaciais para fazerem suas necessidades, os astronautas normalmente vestem uma fralda adulta superabsorvente. Essas fraldas são capazes de reter até um litro de líquido. Os astronautas também usam fraldas adultas durante a decolagem e aterrissagem. Depois de uma saída ao espaço, eles removem as fraldas e as descartam em um compartimento de armazenagem da nave.


fonte

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vamos viajar pelas estrelas?




Da para se mover. Estamos localizados em um braço do sistema solar.
Clicando no primeiro botão de comando aparece o nome das constelações(liga até os pontos) e estrelas
Bem legal!

Aparece os planetas(luzes mais fortes ) clicando no objeto celestes abre um link da wikipédia dando informações sobre o corpo celestes, do lado direito da tela, escolha o idioma, tem em português, os idiomas estãp organizados em ordem alfabética. Ai vc já fica sabendo que planeta é e acaba aprendendo sobre ele ao mesmo tempo.

As constelações do zodíaco são as constelações que são visíveis da Terra o ano inteiro,aparecem sempre no circulo verde.

Assim fica muito mais fácil reconhecer os planetas e as estrelas com esse Software interativo.

Clique no link abaixo para ver:
http://media.skysurvey.org/interactive360/index.html

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Você sabe o nome das estrelas da constelação mais conhecida no Brasil, o Cruzeiro do Sul?

O CRUZEIRO DO SUL!!!!






(As guardas da cruz,
da esquerda para direita chamam-se ALFA- CENTAURI E BETA CENTAURI)

No Brasil o Cruzeiro do Sul é a mais conhecida das 88 constelações(oficiais) em que dividimos as estrelas vistas da Terra. Isso não apenas por sua fácil identificação no céu, como também por figurar em posição de destaque (central) na Bandeira Brasileira; em brasões oficiais da república; etc.; e também por dar nome e aparecer no escudo de um conhecido time de futebol do país.
                               
http://www.observatorio.ufmg.br/pas29.htm

CURIOSIDADES
A ESTRELA DE MAGALHÃES, TAMBÉM CONHECIDA COMO ACRUX REPRESENTA O ESTADO DE SÃO PAULO NA BANDEIRA BRASILEIRA ALÉM DE APONTAR PARA O PONTO CARDEAL SUL (como na ilustração).


O Cruzeiro do Sul é a menor (a que ocupa uma menor área no céu), de todas as 88 constelações. Antigamente o Cruzeiro do Sul fazia parte da constelação do Centauro (que hoje o envolve). No século XVI porém, com um maior fluxo de europeu ao hemisfério sul, o Cruzeiro do Sul foi separado de Centauro, passando a ser considerado uma constelação própria; devido à disposição característica e brilho intenso de suas mais brilhantes estrelas.


http://www.observatorio.ufmg.br/pas29.htm






Meus primeiros três meteoros


Vi dois meteoros vindo de leste e indo para oeste enquanto eu observava minha doce constelação de escorpião se escondendo a traz do prédio lentamente até desaparecer completamente na manhã que estava surgindo...Foi um atrás do outro, como se não quisesse me deixar duvidas do que era (no primeiro eu só consegui agradecer e no segundo agradeci e fiz pedido)
Foi mágico! Perto das 05:00 da manhã,eu observava minha Estrela Antares avermelhada quando aconteceu. Uns dez minutos depois vi o terceiro


MÁGICO DEMAIS

História Pensante - Ano I: Há 50 anos, homem chegava ao espaço pela primeira ...

História Pensante - Ano I: Há 50 anos, homem chegava ao espaço pela primeira ...: "Na manhã de 12 de abril de 1961, o soviético Alekseyevich fez um café-da-manhã inédito. Flutuando a 327 km acima da superfície terrestre, o..."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

HOJE DIA 05 DE MAIO CHUVA DE METEOROS VISÍVEL A OLHO NÚ

Quem olhar para o céu na noite dos próximos dias poderá se deparar com um espetáculo diferente. O horizonte será cortado por uma chuva de meteoros do cometa Halley, visível a olho nu.
De acordo com a Nasa, o melhor período para observá-la é entre a noite de quinta-feira (5) e a manhã de sexta (6).
Dessa vez, quem estiver no Brasil, se a meteorologia ajudar, poderá assistir de camarote. As melhores condições de visibilidade estarão no hemisfério Sul.
Em condições ideais, segundo a agência espacial americana, devem ser vistos entre 40 e 60 meteoros por hora.
Para contemplar bem o fenômeno, o ideal é que se vá para um lugar sem muita iluminação.
"É um espetáculo muito bonito. É uma chuva de estrelas cadentes. Só que, com a luz de São Paulo, fica difícil de ver. O ideal são locais mais afastados", disse a astrobiólogo da USP Douglas Galante.
Nasa/Divulgação
Meteoros que passam perto da Terra são do cometa Halley, que se aproxima do planeta em períodos de 76 anos
Meteoros que passam perto da Terra são do cometa Halley, que se aproxima do planeta em períodos de 76 anos
"Cada um desses meteoros é um pedaço do cometa Halley fazendo um um voo kamikaze na atmosfera", explica o astrônomo Bill Cooke, da Nasa.
"Muita gente nunca viu esse famoso cometa, mas, na manhã do dia 6 de maio, poderá assistir partes dele deixando rastros ardentes no céu", completa.
O COMETA
Um resquício antigo da formação do Sistema Solar, o cometa Halley completa uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos. A última vez em que ele se aproximou da Terra foi em 1986.
Atualmente, ele se encontra bem longe daqui, para onde só deve voltar novamente em 2061.
Ainda assim, a trilha de poeira gelada que ele deixa pode ser vista duas vezes por ano, quando nosso planeta cruza o caminho dessas partículas.
No mês de maio, essa chuva recebe o nome de Eta Aquarídea, porque o fenômeno parece começar perto dessa estrela da constelação de Aquário.
Em outubro, ela se chama Orionídea.
Apesar de começarem na constelação de Aquário, não será preciso olhar diretamente para ela para ver os meteoros caindo.
"Os meteoros podem aparecer em qualquer parte do céu", disse Cooke


MATÉRIA RETIRADA DO SITE ABAIXO:
































segunda-feira, 2 de maio de 2011

Equinócios e Solstícios






EQUINÓCIOS


São os dois dias do ano em que a noite e dia são do mesmo tamanho, ou seja, doze horas cada um, isso acontece em março (equinócio de outono) e em setembro (equinócio de primavera). Isso no hemisfério sul. No norte é o contrário. 



SOLSTÍCIO 
tem o de inverno, em junho, quando acontece a maior noite do ano e o solstício de verão e o solstício de verão , que acontece em dezembro e tem o maior dia do ano.