Digite uma palavra ou assunto para pesquisar aqui no blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


Galáxias

Galáxias são grandes conjuntos de estrelas que são mantidas juntas pela atração gravitacional mútua. O Sol é apenas uma das centenas de bilhões de estrelas da nossa galáxia, à qual chamamos Via Láctea.

A atração gravitacional é uma das interações fundamentais da natureza (massa atrai massa!) e é responsável, por exemplo, pelo peso que temos e pela presença da Lua em nossos céus. O equilíbrio do universo está entre a atração gravitacional e o movimento dos corpos. Se parasse a Lua, ela "cairia" sobre a Terra. Se parassem as estrelas, elas "cairiam" umas sobre as outras; se parassem as galáxias, também elas, "cairiam" umas sobre as outras.

As galáxias são muitas vezes chamadas de os "tijolos" fundamentais da estrutura do universo. O universo (tudo o que existe) pode ser estudado em "larga escala" como se fosse um conjunto de "pontos", no qual cada "ponto" é, na verdade, uma galáxia. Nestes estudos procura-se entender a evolução do universo como um todo. Por isso, as fenomenais galáxias podem ser tratadas como se fossem simples pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário